sexta-feira, 24 de maio de 2013

Primeiros cuidados logo após o nascimento:

 Logo após o nascimento de seu bebê, ele vai ser submetido a várias avaliações médicas e cuidados. Esses cuidados são necessários para garantir a melhor sobrevivência dele!
Muitas vezes os procedimentos são feitos no próprio bloco operatório ou no berçário.
Apgar – imediatamente após o parto, o bebê recebe uma “nota”, dada pelo pediatra, que avalia as condições em que ele nasceu. A nota de Apgar é dada no primeiro e no quinto minutos de vida.
Vai de 0 a 10 e leva em conta a cor de seu bebê, a respiração, o tônus (postura e movimentos), os reflexos a estímulos e a frequência cardíaca do recém nascido, para cada um destes parâmetros é atribuído um valor de 0 a 2 (0 – ausência do sinal; 2 – presença normal de cada sinal).
Vitamina K – ainda na sala de parto, ou já no berçário, seu bebê vai receber uma dose dessa vitamina, sob a forma injectável, na coxa. Esse procedimento acontece para evitar o risco de doença hemorrágica do recém nascido, caracterizada por sangramentos anormais.
Conjutivite neonatal – é comum os bebês pegarem uma forma de conjutivite, provocada pela contaminação dos olhinhos por germes presentes no canal de parto.
Para prevenir é administrado um colírio logo a seguir ao nascimento, ainda na sala de parto. Este colírio pode ter a cor amarelada, por isso não estranhe se o seu bebê estiver com a pele ao redor dos olhos um pouco manchada.
          Quanto menor for a capacidade funcional do idoso, mais ele vai se sentir dependente dos outros. Na maioria das vezes, ele se sente constrangido por ter que precisar de alguém que lhe dê banho, que o lembre da escovação dos dentes, da limpeza da prótese, e isso faz com que ele se desestimule e deixe muitas vezes de manter essa higienização que deve ocorrer todos os dias, ajudando na prevenção de doenças de pele, bucal e até mesmo psicológicas.
            Por causa desse desconforto, muitos familiares estão procurando a ajuda de umcuidador, que é uma pessoa que tem como compromisso cuidar da saúde, alimentação, higiene pessoal, zelar pelo bem-estar do idoso, além de ter que acompanha-lo em idas ao médico, supermecados, entre outros lugares. Lindalva Maria, cuidadora e técnica e enfermagem, trabalha nessa área há quatro anos, e fala sobre a sua profissão. “O cuidador tem que está capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana e está apto a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não”, diz.
            Segundo Lindalva, o maior problema que encontra é em relação aos banhos. “Um exemplo disso é o idoso pra qual atualmente eu estou trabalhando, já fazem seis meses e ele ainda sente vergonha na hora em que eu vou dar banho nele, por isso que muitos ficam com mau cheiro, é porque ou não gostam de tomar banho ou porque sentem vergonha em deixar alguém dar banho nele e prefere ficar assim. O que faz com que muitas pessoas se afastem deles, é o que vemos nos ônibus, ou na rua, sempre tem pessoas comentando sobre o mau cheiro de algum velhinho que está perto”, afirma ela.
            Uma boa higiene evita infecções, micoses, bactérias na pele, mau cheiro, desconforto pessoal, por isso, é ideal manter uma higienização diária: lavar os cabelos a cada quase dois e dois dias, manter sempre as unhas dos pés e das mãos bem cortadas e limpas, tomar banho no mínimo três vezes por dia, escovar os dentes e manter limpa a prótese, ter os cabelos sempre penteados. Não tomar banho diariamente e voltar a usar roupas sem lavá-las, são dois hábitos que se complementam na produção de maus cheiros do corpo, por isso, recomenda-se usar sempre roupas limpas após o banho.

Foco: Higiene Corporal ao Longo da Vida

Mudamos o foco da nossa pesquisa, e com isso, vamos pesquisar sobre como é feita e como deveria ser feita a higiene corporal por etapas ao longo da vida.

  • Nascimento (0-2 anos) (Juliano)
  • Infância (2-10 anos) (Bruna)
  • Pré-Adolescência (10-14 anos) (Nina)
  • Adolescência (14-18 anos) (Tainá)
  • Adulto (acima de 18 anos) (Rubiana)
  • 3ª idade (acima de 60 anos) (Victor)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Informações...

       Secretária da Saúde (SESA)

E-mail: sesa@lajeado.rs.gov.br
Fone/Fax: 51 3982-1110
Rua Pinheiro Machado, 631- Centro.
 Horário de Atendimento: 2ª a 5ª feira : 8 às 11:30 h e 13:30 às 16:45 h
                                               6ª feira : 8 às 11:30h e 13:30 às 16 h











terça-feira, 14 de maio de 2013

Higiene dos cabelos.

É preciso fazer a higiene dos cabelos, pois é nele que acumula poeira e gordura. Com cabelo sujo, é mais fácil que o piolho "venha". A lavagem do mesmo deve ocorrer de no mínimo três vezes por semana, com shampoo (que existe para cada tipo de cabelo). Com a falta dessa higiene, quedas de cabelo, caspa e piolhos são comuns de acontecer/aparecer.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cuidados (importantíssimos) com a higiene corporal.

Antes de mais nada, devemos saber que é mais do que importante fazer higiene corporal, pois, não estamos afetando apenas a nós mesmo, mas aos que estão ao nosso redor. E com isso, perdemos amizades, empregos, etc.
Alguns cuidados são tomar banho, lavar as mãos antes das refeições e após utilizar o banheiro, escovar os dentes, lavar e pentear os cabelos, cortar as unhas dos pés e das mãos, limpar os ouvidos, incluindo higiene íntima, limpar roupas e calçados, entre outros. 

O que é higiene corporal?

Higiene corporal é um conjunto de cuidados que todas as pessoas devem ter com seu corpo para sua saúde mental e bem-estar e dos demais. A palavra "higiene" vem do grego "hygeinos" que significa o que é saudável. E com isso, protegendo contra doenças e ajudando na autoestima (que com a higiene, sentimos que estamos confiantes e confortáveis).
Em 1800, no Brasil, as casas não tinham banheiros e era tudo feito em penicos e bacias, que eram levados para longe pelos escravos. Em 1808, a Família Real instalou no Rio de Janeiro, água encanada. 

Hey.

Criamos este blog para publicar nossas pesquisas sobre Higiene Corporal. 
O grupo é constituído por Bruna, Juliano, NinaTainá, Rubiana e Victor.